Castração é cuidado com seu pet!

Ainda existe quem fale que tem “dó” de castrar os animais. Mas, a verdade é que a castração é super benéfica para nossos amores de quatro patas e nós vamos explicar o motivo!

Castração é cuidado e amor!

A castração é um cuidado com a saúde dos pets, pois ajuda a prevenir doenças graves nos animais.

Nas fêmeas, sejam elas cadelas ou gatas, a castração diminui o risco de desenvolver câncer de mama, principalmente quando castradas antes do primeiro cio. Nos machos, o risco de desenvolver o câncer de próstata é reduzido significativamente.

Além dos benefícios em relação à saúde, a melhora comportamental é visível. Os animais passam a ser mais tranquilos, convivendo melhor com outros pets e sem a mesma necessidade de demarcar os territórios.

Quando castrar?!

O ideal é castrar o pet ainda filhote, preferencialmente depois das primeiras vacinas, e que ainda não tenha alcançado a puberdade, ou seja, por volta dos cinco meses tanto no macho como na fêmea.

Como é feita a castração?!

A castração é uma cirurgia realizada com anestesia geral. Nos machos, são retirados os testículos e, nas fêmeas, são retirados os ovários – ou todo aparelho reprodutivo, a depender de cada caso.

A recuperação da cirurgia leva em torno de 4 a 5 dias e é importante que o tutor siga todas as recomendações do veterinário para que a recuperação ocorra tranquilamente, livre de intercorrências.

Questão de saúde pública

Quando falamos em castração, além do cuidado com nossos pets de estimação, também estamos falando de uma importante questão de saúde pública. A castração é a melhor forma de controle populacional de cães e gatos.

Conte com uma equipe especializada!

Contar com profissionais capacitados é muito importante para que o procedimento seja o mais seguro possível para o seu pet! Aqui no Centro Veterinário Quatro Patas, a nossa equipe está sempre pronta para oferecer o melhor tratamento para seu bichinho, sempre com muito carinho, atenção e cuidado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.