A importância do check-up veterinário

A visita regular ao veterinário tem como principal objetivo a manutenção da saúde dos pets, proporcionando mais qualidade de vida e longevidade aos nossos amiguinhos.

É importante lembrar que os animais não se comunicam, não expressam que estão com dores ou desconfortos, pelo contrário, tendem a “disfarçar” a dor, como um instinto de defesa. Isso torna mais importante o check-up veterinário rotineiramente a fim de identificar possíveis problemas de saúde que podem passar despercebidos pelos tutores.

Importância do check-up veterinário

Durante as consultas e exames de rotina, é possível prevenir e rastrear possíveis doenças ou condições que podem promover consequências sérias se não controladas ou manejadas à medida que progridem, afetando a qualidade de vida ou até mesmo reduzindo a expectativa de vida do seu pet.

Dentre as doenças que podem ser detectadas durante o check-up veterinário, podemos citar:

  • Doenças endócrinas como diabetes, hipotireoidismo e hipertireoidismo;
  • Doenças periodontais;
  • Cânceres;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Problemas causados pela obesidade;
  • Doenças renais;
  • Alergias;
  • Artrites e artroses, entre outras.

Orientações importantes para a saúde do pet

Além da prevenção e diagnóstico precoce de doenças, no check-up veterinário, o médico veterinário passa orientações importantes que contribuem para uma vida mais saudável e feliz dos nossos amiguinhos.

Cuidados com a alimentação, a importância de manter o pet ativo e longe do sedentarismo, modificações no ambiente de acordo com a idade, observação de problemas comportamentais, necessidade específicas de certas raças, são exemplos do que é abordado em uma consulta de rotina com o veterinário.

Proteção e imunização

Nas visitas ao veterinário também sempre é checada a carteira de vacinação do animal, a fim de mantê-la sempre atualizada e o pet protegido. Além disso, também pode ser realizada a vermifugação do animal, bem como prescrição de medicamentos contra pulgas e carrapatos.

A frequência das consultas

A idade do animal é fator determinante com relação à frequência das visitas veterinárias. Para os filhotes, por exemplo, recomenda-se fazer um check-up mensalmente até que complete 6 meses. Já na fase adulta, a visita pode ser pelo menos uma vez ao ano. Por fim, os animais idosos devem realizar o check-up veterinário com frequência maior: o ideal é que seja a cada 6 meses.

Contar com equipe especializada faz a diferença!

Cuidar da saúde do seu pet é um ato de amor e responsabilidade e contar com uma equipe especializada é de fundamental importância! Veterinários qualificados e de confiança, sem dúvida, oferecem o melhor tratamento possível para o seu animal.

No Centro Veterinário Quatro Patas, nós acolhemos cada pet como se fosse nosso e, por meio de um atendimento personalizado, oferecemos tratamento especializado, além de muito carinho e atenção, tanto com os animais, quanto com os tutores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.